sexta-feira, 12 de novembro de 2010

AUTOBIOGRAFIA

Inspirados na "Autobiografia" de Eliana Maciel (http://elianapmaciel.blogspot.com/2010/10/autobiografia.html), nossos mostraram que merecem nota dez.

AUTOBIOGRAFIAS

Nascida na Santa Casa de Guaratinguetá , no dia 10 de janeiro de 1996, eu já havia derramado minhas primeiras lágrimas, eu já tinha olhado bem para os olhos de minha mãe e me sentia tão amada.

Eu já cresci não sou mais pequenina, não mergulho mais em pocinhas de água da chuva, nem brinco mais de táxi com o carro parado. Mas valeu a pena, valeu ter enterrado formiguinhas no quintal! Afinal um dia eu já pensei em jogar tudo pro ar e sumir do mapa; eu já me iludi; fiz juras de amor em vão; eu já vi minha mãe chorar nas madrugadas a fora . Eu já vi meu pai ir embora de casa, por ter feito sangrar o coração da mulher que mais amo; eu já troquei segredos com minha irmã, que juramos nunca contar, mas logo em seguida todos já sabiam. Eu já fiz castelinhos na areia, mas as ondas os levou com elas; eu já amei e não fui amada; eu já tive medo de escuro; eu já joguei pedrinhas no rio. Eu já fingi que tic-tac era cápsula de remédio; eu já desenhei até um relógio no braço quando criança .

No entanto, ainda falta muito que aprender e eu não vou desistir, pois ainda não pedi perdão por todos os meus erros e falhas, por todas as minhas desobediências e decepções ; eu ainda não vi meu pai sair do alcoolismo , nem vi minha prima se levantar de uma cadeira de rodas; eu ainda não voei de avião, muito menos vi o céu ficar verde-limão, mas se existe fé o controle está em suas mãos, basta ouvir seu coração.

Eu ainda vou alcançar meus sonhos, afinal um sonho que não se persegue é como uma carta que não se lê. Eu ainda vou ser importante, ser mulher de posse, vou ser reconhecida, vou sair pelas nações, vou ser livre, sentir o que o meu coração deseja, eu vou tornar meu sonho possível, sem medo de fracassar, eu vou fazer a diferença por onde eu passar !

“ Em cristo sou mais que vencedora ”

Ana Flávia C. Silva 8ª B

****************************************************************************
Meu nome é Juliana, nasci no dia 31 de janeiro de 1995, aqui em Guaratinguetá. Tenho dois irmãos. Já fiz tantas coisas...Já me escondi embaixo da cama para não tomar banho. Já escondi minhas bonecas para ninguém pegar. Já quis ser grande para amar, mas não foi preciso. Já arrumei um namorado quando era criança e achei que o amava, mas nunca mais o vi. Eu já vi o mundo desabar na minha cabeça. Já vi meu pai indo embora pra nunca mais voltar. Já perdi amigos, se é que um dia os tive. Já chorei no Natal e no dia dos pais por não ter meu pai ao meu lado. Já passei por tantas coisas que até parece que tenho uns duzentos anos. Já foram tantas indas e vindas. Já me machucaram muito. Já me fizeram de boba. Já fumei. Já bebi. Já beijei na boca, namorei muito. Já amei e não fui amada e sendo amada, amei. Já desprezei pessoas e me arrependi. Já quis dizer “eu te amo” para meu pai e não pude. Já briguei com minha mãe e quis pedir perdão no mesmo instante. Já pulei de uma goiabeira. Já morri e nasci de novo. Já peguei um gato e fiquei toda e fiquei toda empipocada porque sou alérgica e não sabia. Já perdi a confiança de muitos. Já confundi sentimentos. Já magoei quem me fez feliz. Já senti um cheiro que jamais esqueci. Já fugi de casa e quis voltar no mesmo instante. Já dei tanta risada, até de doer a barriga. Eu ainda não fiz feliz quem realmente merecia. Ainda não pedi perdão aos meus pais. Ainda não consegui o que quero. Ainda não sou totalmente feliz. Ainda não fui à Bahia. Ainda não consegui mudar o meu jeito. Mas eu ainda vou ser motivo de orgulho para meus pais. Ainda vou reconquistar a confiança que perdi. Ainda vou amar incondicionalmente. Ainda vou perdoar quem me magoou. Ainda vou falar para meus pais que os amo. Ainda vou ajudar minha mãe. Ainda vou ser feliz, não importa como, mas vou ser feliz para sempre ou até quando o para sempre durar.

Juliana Figueiredo, 8ªB

*************************************************************************************

Sou a filha caçula de uma família com cinco pessoas, a mais parecida com a mãe, e a única nascida sem o planejamento de seus pais. Eu já chorei; eu já dei risada; eu já abracei, beijei, caí; eu já dei meus primeiros passos; eu já senti ódio, raiva, felicidade, orgulho; eu já tive o primeiro cachorro; eu já fiz amizades, colegas, inimigos; eu já tirei dez em todas as matérias; eu já tive caneta falhada, folha rasgada; eu já esqueci o livro de português, ciências; eu já briguei; eu já senti ciúmes; eu já me senti a pior pessoa do mundo; eu já senti a morte passar perto; eu já desejei a minha morte; eu já tive amigos que vão ficar pra sempre no meu coração; eu já sou feliz do meu jeito. Eu ainda não alcancei todos os meus sonhos; eu ainda não alcancei meus objetivos; eu ainda não passei por dificuldades que não tivesse solução; eu ainda não disse “te amo” pra quem eu gosto; eu ainda não tive coragem pra fazer algo; eu ainda não me casei; eu ainda não tive filho; eu ainda não viajei pra onde eu quero; eu ainda não passei de ano; eu ainda não fui a shows; eu ainda sou orgulhosa. Eu ainda vou passar de ano; eu ainda quero alcançar meus objetivos, realizar meus sonhos; eu ainda vou ter mais amigos; eu ainda quero ser feliz; eu ainda vou emagrecer; eu ainda vou passar por dias incríveis; eu ainda quero ser amada; eu ainda vou ser falada; eu ainda vou casar; eu ainda quero adotar uma criança; eu ainda vou trabalhar; eu ainda quero dar um grande sentido a minha vida.

Nathalia Rosa, 8ªC

*************************************************************************************

Meu nome é Bruna, tenho 14 anos. Nasci no dia 25 de março de 1996. Estudo na Escola Dinah Motta Runha. Eu já fui para Campos dos Jordão com a Escola. Já fiquei com o menino mais lindo do Pedregulho. Já para o Conselho Tutelar por engano. Já fui à praia. Já fui ao show do Relação, do Exalta, Turma do Pagode.Já fui ao Carna Lata do Itaguará. Já me apaixonei pela pessoa errada. Já briguei com minha mãe. Já discuti com meu irmão. Já falei mal de várias amigas. Já fui humilhada. Já subi ao palco no show do Revelação. Já fiz, várias vezes, meu amor sofrer. Já participei de campeonatos de vôlei. Já fumei e me arrependi. Já perdoei meu namorado várias vezes. Já colei em provas. Já tentei fugir de casa. Já agredi meu pai várias vezes e me arrependo muito disso. Já roubei dinheiro da minha mãe. Eu ainda não entrei na Guarda. Eu ainda não arrumei trabalho. Ainda não passei de ano. Ainda não levei ocorrência. Eu ainda não deixei de gostar dele. Eu ainda não deixei de responder para minha mãe. Eu ainda irei a vários shows. Ainda irei ao Rio de Janeiro com minha mãe, sentar numa mesa de pagode com o Zeca, Revelação...Ainda vou deixar de responder para minha mãe, de falar mal dos outros. Ainda vou entrar na Aeronáutica. Ainda vou deixar de ser idiota. Ainda vou passar na prova do Alfredão. Ainda vou fazer enfermagem. Ainda vou tirar um dez de matemática. Ainda vou comprar uma Twister, um Crossfox. Ainda vou fazer uma festa de 15 anos, maravilhosa.

Bruna, 8ªA

*************************************************************************************

Nasci em Guaratinguetá, no dia 28 de novembro de 1995. Sou a primeira e única filha. Meu nome é Bianca. Eu já ri pra esconder uma lágrima. Eu já ri antes de terminar a piada. Eu já escondi um grande amor. Eu chorei por amor. Eu já fui ao cinema com o namorado. Eu já fui ao show do Luan Santana. Eu já sorri ao ver uma flor. Eu já fui ao Hopi Hari. Eu já apanhei de chinelo havaianas. Eu já levei uma cantada. Eu já corri pensando estar sendo perseguida. Eu já fui feliz sem saber. Eu já me arrependi por ter me arrependido. Eu já amei sem saber porque. Eu já... Eu ainda não sei o que quero fazer. Eu ainda não vi a morte. Eu ainda não fui ao Jungle. Eu ainda não realizei meu sonho. Eu ainda não estudei em uma escola particular. Eu ainda não pulei o muro da Dinah. Eu ainda não fugi de casa. Eu ainda vou estudar física quântica. Eu ainda quero me formar. Eu ainda vou amar e ser amada. Eu ainda vou aprender matemática. Eu ainda vou ser feliz a minha maneira. Eu ainda vou vencer a morte. Eu ainda vou...

Bianca, 8ªC


*************************************************************************************

Eu já briguei com meus pais.

Eu já reclamei da comida.

Eu já gostei de Funk e Restart.

Eu já fiquei de vela altas vezes.

Eu já fiquei bêbada.

Eu já fui a um show de sertanejo.

Eu já amei muito, mais não percebi.

Eu já me cortei.

Eu já chorei de felicidade.

Eu já pedi para morrer.

Eu ainda não tive filhos.

Eu ainda não casei.

Eu ainda não fui ao show da Banda Fresno.

Eu ainda não briguei com os outros na rua.

Eu ainda não fui ao Jungle.

Eu ainda não me declarei.

Eu ainda vou dizer “Te Amo” e valerá muito a pena.

Eu ainda vou ao show do Eyes Set To Kill.

Eu ainda vou conhecer a Saah Menezes e o Déeh.

Eu ainda vou morar em Rondônia.

Eu ainda vou ser skatista profissional.

Denise Sant’Anna, 8ªC

**********************************************************************************************

9 comentários:

Anônimo disse...

Im-pe-cá-vel... parabéns, matilde e alunos...

Eliana Maciel disse...

Matilde e alunos

os textos estão lindos, verdadeiros, emocionantes. Agradeço a honra de tê-los, de alguma forma, inspirado e de termos nos encontrado neste reino maravilhoso, infinito, especial, que é o reino das palavras. Continuemos.

Eu já chorei lendo os textos que os alunos de uma ex-aluna escreveram.

Parabéns! Mil vezes...

Eliana Maciel

Matilde Espindola disse...

Eliana, muito obrigada!

E eu aprendi com minha ex-professora de português, Eliana Maciel, que assim como ler, escrever é uma experiência maravilhosa.

Anônimo disse...

Nossa...
Esta escola tem escritores minha gente...

Enquanto lia os textos sentia até o cheiro de calçada molhada, de grama cortada, de BiotÔnico Fontoura... Muito gostoso ter estes alunos e esta professora como colegas...
PARABÉNS QUERIDOS (AS)
BEIJÃO
Anita
Coordenadora Pedagógica desta escola 10

Anônimo disse...

Eu adorei ter participado dessa experiência...foi como voltar no tempo e relembrar tudo que vivi até hoje,e também pensar no que ainda não fiz e o que eu ainda vou fazer o que vou realizar em minha vida.
Obrigado Matilde você sempre será a melhor professora de
português que já tive

Matilde Espindola disse...

Obrigada, anônimo!
Mas, gostaria de saber quem é você.
Beijos,
Matilde

Marisa Barbosa disse...

Eu já fui diretora desta escola.
Já tive o prazer de conviver com todos daí,
Já senti saudade da Anita,
Já pensei em voltar e não voltei,
O passado não volta e o futuro nos espera,
Conheci a Eliane e tenho um orgulho imenso de trabalhar com ela.
Parabéns prof Matilde,sua prática dá muita esperança à educação.

Anônimo disse...

Amei a Autobiografia da Bianca da 8ªC arrasou amiga...

Eliane disse...

Professora MAtilde e alunos, quanta beleza! Textos que revelam autoria, fiqiuei maravilhada. Parabéns pelo trabalho. Com carinho,Eliane Ramos.